Tuesday, December 05, 2006

JOHANNES CHRYSOSTOMUS WOLFGANGUS THEOPHILUS MOZART


Mozart nasceu em 27 de Janeiro de 1756, em Salzburgo, e foi baptizado um dia depois, na catedral de São Ruperto com o nome latino de Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart.

Mozart passou a vida a mudar a forma como se chamava e a forma como era chamado pelos outros.

Os dois primeiros nomes de baptismo recordam que o seu dia de nascimento, 27 de Janeiro, era o dia de São Crisósyomo. "Wolfgangus" era o nome do seu avô materno. "Theophilus" era o nome do seu padrinho, o negociante Joannes Theophilus Pergmayr.

Mozart continuou, mais tarde, a fazer modificações ao seu nome, em especial o nome do meio, "Theophilus" (Teófilo) que significa, em grego, "Amigo de Deus". Só em raras ocasiões usou a versão latina deste nome, "Amadeus", que hoje tornou-se a mais vulgar.

Mas isto tudo só para dizer que hoje faz 215 anos que este génio da musica erudita faleceu no ano de 1791 com apenas 35 anos.

Este ano comemora-se os 250 anos do seu nascimento, um dos expoentes máximos da música clássica e um dos mais populares das audiências contemporâneas.

1 Comments:

Blogger QuartoCrescente said...

Tambem gosto de Mozart... mais um genio da musica. Foi um incompreendido na época dele. Que seria se tivesse vivido mais uns anos? Sempre coloco esta pergunta ...Bjos

11:59 AM  

Post a Comment

<< Home